Temas:
Recurso naturais
Atividades económicas
A agricultura
Materiais de estudo:
- Atividades economicas
- A agricultura (1)
- A Agricultura (2)
- Recursos naturais (1)
- Recursos naturais (2)
- Impactes da exploração dos recursos naturais
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Após o estudo deves ser capaz de:
1. Compreender desigual distribuição dos recursos
1.1- Distinguir recursos renováveis de recursos não renováveis, recorrendo a exemplos.
1.2- Explicar a importância dos diferentes tipos de recursos.
1.3 - Interpretar a distribuição mundial dos recursos naturais.
2. Compreender as relações entre a distribuição e o consumo dos diferentes tipos de recursos
2.1- Interpretar a relação entre a evolução da população e o consumo de recursos, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.
2.2-Explicar as causas do aumento do consumo dos recursos.
2.3- Relacionar as áreas produtoras e consumidoras de recursos com o grau de desenvolvimento das mesmas.
2.4- Explicar os impactes decorrentes da exploração dos recursos naturais.
3. Compreender a repartição das atividades económicas em setores
3. 1- Diferenciar os sectores: primário, secundário e terciário.3.2- Distinguir população ativa de população inativa.
3.3- Relacionar a evolução da distribuição da população ativa por sectores de atividade em países com diferentes graus de desenvolvimento.
4. Conhecer e compreender os fatores que interferem na atividade agrícola
4.1 -. Referir os fatores físicos e humanos que condicionam a atividade agrícola.4.2-. Explicar a influência de cada um dos fatores condicionantes da atividade agrícola.
5. Compreender as diferenças entre a agricultura tradicional e a agricultura moderna
5.1- Distinguir: policultura de monocultura, rendimento de produtividade e agricultura extensiva de agricultura intensiva.5.2- Distinguir agricultura tradicional/subsistência de agricultura moderna/mercado, exemplificando com diferentes tipos.
5.3 -. Localizar regiões onde predomine a agricultura tradicional e a agricultura moderna, à escala mundial.
5.4 -. Relacionar o rendimento e a produtividade agrícola com o grau de desenvolvimento científico e tecnológico.
5.5- Justificar as diferentes percentagens de população ativa agrícola em países com diferentes graus de desenvolvimento.
5.6 - Explicar as principais consequências da agricultura tradicional e da agricultura moderna.
6. Compreender a existência de formas de produção agrícola sustentáveis
6.1- Caraterizar a agricultura biológica, identificando vantagens e desvantagens da sua utilização.6.2- Identificar outras formas de produção agrícola ambientalmente sustentáveis (biodinâmica, natural, permacultura…).
7. Compreender a complexidade da agricultura em Portugal
7.1- Caraterizar os principais tipos de agricultura praticados em Portugal.7.2- Explicar os fatores físicos e humanos que condicionam a agricultura em Portugal.
7.3 - Discutir as potencialidades do espaço agrícola em Portugal.
8. Compreender a importância da pecuária no mundo atual para a agricultura e a indústria.
8.1- Distinguir criação de gado em regime extensivo e intensivo, identificando as principais vantagens e inconvenientes de cada um dos regimes de criação.8.2- Localizar as principais áreas de criação de gado em regime extensivo e intensivo, à escala mundial e nacional.
8.3- Explicar a complementaridade da criação de gado em relação à agricultura e à indústria.
Os conteúdos abordados no teste podem ser estudados através do manual (páginas 92 à 117); do caderno diário, fichas informativas e dos powerpoints.
Os testes e a ficha: técnicas geográficas, podem ser constituídos por itens de seleção e de construção, podendo ter como suporte um ou mais documentos (textos, tabelas, gráficos, mapas, etc.).