Geografia 8º ano - Atividades económicas (II)

Temas:

Pesca
Industria
Serviços
Turismo

Materiais de estudo:

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Após o estudo deves ser capaz de:

1. Compreender o aparecimento e a evolução da indústria


1. Distinguir cada uma das fases do desenvolvimento industrial no que se refere: as fontes de energia utilizadas, principais potências industriais, principais inovações na produção.
2. Descrever a evolução dos fatores de localização industrial ao longo do tempo.
3. Explicar as consequências, económicas, sociais e ambientais da atividade industrial a nível mundial.
4. Mencionar soluções para os problemas económicos, sociais e ambientais da atividade industrial.

2. Compreender a distribuição espacial da indústria

1. Localizar as áreas mais industrializadas a nível mundial.
2. Explicar os contrastes na distribuição da indústria a nível mundial.
3. Localizar os Novos Países Industrializados (NPI).
4. Mencionar os principais fatores que explicam a localização das indústrias nos NPI.
5. Explicar o processo de deslocalização industrial em alguns países na atualidade.
6. Explicar a importância da globalização no fenómeno de segmentação da produção.

3. Compreender a dinâmica da indústria em Portugal

1. Explicar a evolução da indústria em Portugal.
2. Localizar as principais áreas industriais em Portugal.
3. Identificar os principais problemas da indústria em Portugal.

4. Compreender a importância crescente dos serviços à escala mundial

1. Mencionar os principais tipos de serviços.
2. Distinguir serviços vulgares de serviços raros.
3. Explicar as causas do aumento da percentagem de ativos no setor dos serviços.
4. Localizar as principais áreas de desenvolvimento dos serviços, tanto à escala internacional como nacional.
5. Discutir a importância dos serviços na atualidade.

5. Compreender a crescente importância da atividade turística à escala mundial

1. Distinguir turismo de lazer.
2. Interpretar a evolução do turismo à escala mundial, com base em dados estatísticos.
3. Explicar o aumento da atividade turística.
4. Relacionar os diferentes fatores físicos e humanos com a prática de diferentes formas de turismo.
5. Caraterizar as principais formas de turismo: balnear/ de montanha/ cultural/ religioso/termal/negócios/em espaço rural/de aventura/radical/ de natureza (…).
6. Explicar os principais destinos turísticos mundiais e as áreas de proveniência dos turistas.
7. Discutir os principais impactes do turismo.
8. Refletir sobre a importância do desenvolvimento sustentável do turismo.

6. Compreender a crescente importância do turismo em Portugal

1. Descrever a evolução da entrada de turistas em Portugal, assim como a sua proveniência, através da interpretação de dados estatísticos.

7. Compreender a importância do oceano como fonte de recursos e património natural

1. Explicar a importância do oceano como fonte de recursos, enfatizando os alimentares. 
2. Problematizar a importância da preservação ambiental dos oceanos.

8. Compreender as áreas oceânicas com maior potencial piscatório

1. Referir os principais fatores físicos que condicionam a atividade piscatória. 
2. Caraterizar o relevo marinho: plataforma continental, talude, zona abissal.
3. Localizar a plataforma continental e as correntes marítimas, relacionando-as com os recursos piscatórios.
4. Relacionar a temperatura das águas com a quantidade e variedade de espécies.
5. Localizar as principais áreas de pesca no mundo, enumerando as espécies capturadas com maior relevância.

9.Compreender os diferentes tipos de pesca

1. Distinguir os diferentes tipos de pesca em função da localização, da permanência e dimensão das embarcações e tripulação.
2. Apresentar os impactes da atividade piscatória industrial.
3. Mencionar as soluções para os problemas de sustentabilidade das pescas. 

10.Conhecer as vantagens e desvantagens da aquacultura

1. Definir aquacultura. 
2. Localizar as principais áreas produtoras de aquacultura.
3. Referir as vantagens e as desvantagens da aquacultura. 

11. Compreender a pesca em Portugal

1. Caraterizar os principais tipos de pesca praticados em Portugal.
2. Identificar fatores que condicionam a atividade piscatória em Portugal.
3. Refletir sobre a criação e ampliação da ZEE portuguesa e o seu potencial em termos piscatórios.