Informação – 4º Teste escrito de avaliação sumativa
Materiais de estudo adicionais:
- Áreas funcionais da cidade
- Morfologia urbana
- Cidades, problema urbanos
- Funções e organização funcional das cidades
- Diversidade cultural
1.1. Discutir as consequências do forte crescimento urbano em países com diferentes graus de desenvolvimento.
1.2. Mencionar possíveis soluções, para os problemas das cidades.
1.3. Referir a importância das cidades sustentáveis.
2. Compreender a organização morfofuncional das cidades
2.1. Distinguir função urbana de área funcional.
2.2. Caraterizar as funções das cidades: residencial, comercial, industrial, político-administrativa, cultural, religiosa (…).
2.3. Caraterizar as principais áreas funcionais das cidades.
2.4. Relacionar o aparecimento de novas centralidades com o crescimento das cidades e a revitalização dos centros das cidades.
2.5. Comparar planta irregular, planta radio-concêntrica e planta ortogonal.
2.6. Relacionar as diferentes plantas com a evolução ou o planeamento das cidades.
3. Compreender a inter-relação entre o espaço rural e o urbano
3.1. Descrever as diferenças entre modo de vida rural e modo de vida urbano.
3.2. Explicar as relações de interdependência e complementaridade que se estabelecem entre o espaço rural e o espaço urbano.
3.3. Apresentar as potencialidades ambientais, sociais e económicas do espaço rural.
4. Compreender a importância dos fatores de identidade das populações no mundo contemporâneo
4.1. Discutir os conceitos de identidade territorial, cultura, etnia, língua, religião; técnicas, usos e costumes, aculturação, globalização, racismo, xenofobia e multiculturalismo.
4.2- Explicar de que forma a língua, a religião, a arte, os costumes, a organização social (…) são fatores de identidade cultural.
4.3. Relacionar o respeito dos direitos humanos com a construção de sociedades inclusivas.
4.4. Problematizar as consequências da globalização, tanto na unidade cultural como na afirmação da diversidade cultural mundial.
4.5. Explicar a importância da construção de comunidades multiculturais inclusivas mas também culturalmente heterogéneas, em diferentes territórios.
Os conteúdos abordados no teste podem ser estudados através do manual (páginas 65 à 87); do caderno diário, fichas informativas e dos powerpoints.
Para além do manual poderão rever a ficha n.º 12, 13, 14 e 15 do caderno de atividades.