Geografia 9º ano - 6ºTeste escrito de avaliação sumativa

Informação – 6º Teste escrito de avaliação sumativa

Materiais de estudo adicionais:


Após o estudo deves ser capaz de:

1- Conhecer a influência da poluição atmosférica no efeito de estufa e na camada de ozono

1.1. Identificar os gases que contribuem para o aumento do efeito de estufa.

1.2. Identificar consequências do aumento dos gases com efeito de estufa nas alterações climáticas globais e locais.

1.3. Localizar os países ou regiões que mais contribuem para o aumento dos gases com efeito de estufa.

1.4. Identificar os gases responsáveis pela diminuição do ozono.

1.5. Identificar as consequências da depleção da camada de ozono.

1.6. Reconhecer medidas de mitigação da poluição atmosférica, visando o equilíbrio global do planeta.

2- Compreender a importância da Hidrosfera no sistema terrestre


2.1. Definir hidrosfera, referindo a sua importância para a vida.

2.2. Relacionar a distribuição dos recursos hídricos com as condições climáticas, geomorfológicas, fluviais, límnicas e lagunares das áreas do globo.

2.3. Relacionar o grau de desenvolvimento dos países com o maior ou menor consumo de água.

2.4. Identificar as regiões do Globo com maior e menor Stress Hídrico.

2.5. Inferir os efeitos da irregular disponibilidade de água nas atividades humanas e ambiente.

3- Conhecer a influência da poluição da hidrosfera no meio e na sociedade

3.1. Identificar os principais fatores responsáveis pela degradação das águas continentais e marinhas.

3.2. Identificar as principais consequências da poluição das águas continentais e marinhas

3.3. Reconhecer medidas de prevenção e mitigação dos processos geradores de poluição das águas continentais e marinhas.

4- Compreender a influência da degradação do solo e da desertificação no meio e na sociedade

4.1. Definir litosfera e biosfera.

4.2. Reconhecer os elementos que concorrem para a formação e evolução de um solo: rocha, água, ar e seres vivos.

4.3. Distinguir degradação do solo de desertificação.

4.4. Identificar os principais fatores responsáveis pela degradação do solo e desertificação.

4.5. Localizar regiões suscetíveis à desertificação, à escala planetária e em Portugal.

4.6. Inferir as consequências da degradação do solo e da desertificação.

4.7. Identificar medidas a adotar no sentido de reverter os processos de degradação do solo e de desertificação.

5- Compreender a importância da floresta à escala planetária e em Portugal

5.1. Explicar as principais funções da floresta.

5.2. Localizar as principais áreas florestais à escala planetária e em Portugal.

5.3. Caracterizar a composição florestal atual em Portugal.

5.4. Explicar as principais causas da destruição das florestas à escala planetária e em Portugal.

5.5. Inferir as consequências da destruição das florestas à escala planetária e em Portugal.

5.6. Identificar medidas de preservação das florestas.

6- Compreender a influência dos incêndios florestais no meio e na sociedade

6.1. Distinguir incêndio florestal de fogo.

6.2. Identificar as causas naturais e humanas responsáveis pela ocorrência de incêndios florestais.

6.3. Explicar as áreas mais suscetíveis à ocorrência de incêndios florestais, à escala planetária e em Portugal.

6.4. Inferir os impactes dos incêndios florestais no território.

6.5. Reconhecer medidas de prevenção de incêndios florestais.


Os conteúdos abordados no teste podem ser estudados através do manual (páginas 115 a 155)