Geografia 9º ano - Contrastes de desenvolvimento

Temas:

Países com diferentes graus de desenvolvimento
Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento
Soluções para atenuar os contrastes de desenvolvimento

Materiais de estudo:

Após o estudo deves ser capaz de:

Compreender os conceitos de crescimento económico e de desenvolvimento humano

1. Definir Produto Interno Bruto (PIB) e Produto Nacional Bruto (PNB).

2. Distinguir crescimento económico de desenvolvimento humano.

3. Mencionar indicadores de desenvolvimento humano de várias naturezas: demográficos, sociais, culturais, económicos, políticos, ambientais.

4. Interpretar mapas de distribuição dos indicadores de crescimento económico e de desenvolvimento humano à escala global.

5. Comparar países com diferentes graus de desenvolvimento com base em indicadores de crescimento económico e de desenvolvimento humano.

6. Caraterizar e localizar os Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP), os Novos Países Industrializados (NPI), os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e os Países Menos Avançados (PMA).

Compreender o grau de desenvolvimento dos países com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e em outros Indicadores Compostos


1. Caraterizar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

2. Interpretar a distribuição mundial de IDH relacionando-o com o grau de desenvolvimento dos países.

3. Mencionar as principais críticas à utilização do IDH.

4. Referir, para além do IDH, outros indicadores compostos utilizados na avaliação do grau de desenvolvimentos dos países.

5. Explicar em que consiste o Índice de Desigualdade de Género (IDG) e o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM).

6. Inferir a partir do IDH e de outros indicadores compostos as disparidades de desenvolvimento às escalas internacional e intranacional.

7. Interpretar os principais contrastes na distribuição dos diferentes indicadores de desenvolvimento em Portugal.

Conhecer os principais obstáculos naturais, históricos, políticos, económicos e sociais ao desenvolvimento dos países

1. Identificar os principais obstáculos (naturais, históricos, políticos, económicos e sociais) ao desenvolvimento dos países.

2. Reconhecer as causas do desigual acesso ao emprego, saúde, educação e habitação e as suas consequências para o desenvolvimento das populações.

Conhecer a estrutura do comércio mundial

1. Distinguir balança comercial de termos de troca.

2. Reconhecer o sistema de trocas comerciais entre países com diferentes graus de desenvolvimento.

3. Explicar os fatores responsáveis pela degradação dos termos de troca.

4. Reconhecer a degradação dos termos de troca como um dos principais constrangimentos ao desenvolvimento.

5. Inferir aspetos positivos e negativos da globalização no comércio mundial.


Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento

1. Conhecer diferentes tipos de ajuda ao desenvolvimento: ajuda pública e ajuda privada; ajuda humanitária e ajuda de emergência; ajuda bilateral e ajuda multilateral.

2. Explicar sucessos e insucessos da ajuda ao desenvolvimento tendo em consideração as responsabilidades dos países doadores e as dos países recetores.

3. Localizar as principais áreas recetoras de ajuda ao desenvolvimento.

4. Discutir o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) no atenuar dos contrastes de desenvolvimento.

5. Explicar o contributo das Organizações Não Governamentais (ONG) na ajuda aos países em desenvolvimento, referindo exemplos de ONG.

6. Reconhecer as vantagens da cooperação internacional na ajuda ao desenvolvimento.

7. Justificar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e os obstáculos à sua implementação.