Geografia 9º ano - 4ºTeste escrito de avaliação sumativa

Informação - 4º Teste de avaliação sumativa

Materiais de estudo adicionais:





Após o estudo deves ser capaz de:

1.Conhecer conceitos relacionados com a teoria do risco

1.1. Distinguir suscetibilidade e vulnerabilidade de risco.

1.2. Distinguir risco de catástrofe

1.3. Identificar diferentes riscos quanto às suas causas: naturais e mistos.

2.Compreender os furacões e os tornados como riscos climáticos com consequências para o meio e a sociedade

2.1. Distinguir furacão de tornado.

2.2. Descrever as caraterísticas meteorológicas dos furacões e dos tornados.

2.3. Localizar as áreas mais suscetíveis à formação e à afetação de furacões e tornados, à escala planetária.

2.4. Reconhecer a incidência de furacões no arquipélago dos Açores e de tornados no território continental português.

2.5. Explicar as consequências da passagem dos furacões e dos tornados nos territórios.

2.6. Identificar medidas de proteção antes e durante a passagem de furacões e tornados.

3.Compreender as secas como um risco climático com influência no meio e na sociedade

3.1. Distinguir seca meteorológica de hidrológica.

3.2. Caraterizar as condições meteorológicas que estão na origem das secas e a sua severidade.

3.3. Localizar as áreas com maior suscetibilidade à ocorrência de secas, à escala planetária e em Portugal.

3.4. Inferir os impactes das secas no território.

3.5. Reconhecer medidas de prevenção e controlo das secas.

4.Compreender as ondas de frio e de calor como riscos climáticos com influência no meio e na sociedade

4.1. Distinguir ondas de frio de ondas de calor.

4.2. Identificar as condições meteorológicas que estão na origem de ondas de frio e de calor.

4.3. Localizar as áreas mais suscetíveis à ocorrência de ondas de frio e de calor, à escala planetária e em Portugal.

4.4. Inferir os impactes das ondas de frio e de calor no território.

4.5. Identificar medidas de proteção contra as ondas de frio e de calor.

Manual Paginas 50 a 85

Não esquecer de analisar na informação do 3º teste, o ponto: “Soluções para atenuar os contrastes de desenvolvimento”


Os testes são constituídos por itens de seleção e de construção, podendo ter como suporte um ou mais documentos (textos, tabelas, gráficos, mapas, etc.).