Informação - 4º Teste de avaliação sumativa
Materiais de estudo adicionais:
Após o estudo deves ser capaz de:
1.Conhecer conceitos relacionados com a teoria do risco1.1. Distinguir suscetibilidade e vulnerabilidade de risco.
1.2. Distinguir risco de catástrofe
1.3. Identificar diferentes riscos quanto às suas causas: naturais e mistos.
2.Compreender os furacões e os tornados como riscos climáticos com consequências para o meio e a sociedade
2.1. Distinguir furacão de tornado.
2.2. Descrever as caraterísticas meteorológicas dos furacões e dos tornados.
2.3. Localizar as áreas mais suscetíveis à formação e à afetação de furacões e tornados, à escala planetária.
2.4. Reconhecer a incidência de furacões no arquipélago dos Açores e de tornados no território continental português.
2.5. Explicar as consequências da passagem dos furacões e dos tornados nos territórios.
2.6. Identificar medidas de proteção antes e durante a passagem de furacões e tornados.
3.Compreender as secas como um risco climático com influência no meio e na sociedade
3.1. Distinguir seca meteorológica de hidrológica.
3.2. Caraterizar as condições meteorológicas que estão na origem das secas e a sua severidade.
3.3. Localizar as áreas com maior suscetibilidade à ocorrência de secas, à escala planetária e em Portugal.
3.4. Inferir os impactes das secas no território.
3.5. Reconhecer medidas de prevenção e controlo das secas.
4.Compreender as ondas de frio e de calor como riscos climáticos com influência no meio e na sociedade
4.1. Distinguir ondas de frio de ondas de calor.
4.2. Identificar as condições meteorológicas que estão na origem de ondas de frio e de calor.
4.3. Localizar as áreas mais suscetíveis à ocorrência de ondas de frio e de calor, à escala planetária e em Portugal.
4.4. Inferir os impactes das ondas de frio e de calor no território.
4.5. Identificar medidas de proteção contra as ondas de frio e de calor.
Manual Paginas 50 a 85
Não esquecer de analisar na informação do 3º teste, o ponto: “Soluções para atenuar os contrastes de desenvolvimento”
Os testes são constituídos por itens de seleção e de construção, podendo ter como suporte um ou mais documentos (textos, tabelas, gráficos, mapas, etc.).