Localização absoluta
1.1. Identificar os elementos fundamentais de um mapa- título, legenda, orientação, escala e fonte- descrevendo a informação fornecida por cada um desses elementos.
1.2. Definir escala.
1.3. Distinguir mapas com diferentes escalas com base na observação de diferentes tipos de representações cartográficas (planisférios, mapas corográficos, mapas topográficos, plantas), classificando-os em mapas de pequena e de grande escala.
1.4. Relacionar as diferentes escalas com o grau de pormenor e a área representada.
2. Aplicar o conhecimento de escalas no cálculo de distâncias reais
2.1. Converter escalas numéricas em gráficas e vice-versa.
2.2. Calcular a distância real a partir da distância no mapa.
3. Compreender a importância dos processos de orientação na localização relativa
3.1. Basear-se nos rumos da rosa-dos-ventos (pontos cardeais e colaterais) para a localização relativa dos lugares.
3.2. Identifica outros processos de Orientação: através do Sol, tendo por base o movimento diurno aparente do Sol, da Estrela Polar e Cruzeiro do Sul, da bússola e GPS.
4. Compreender a importância dos elementos geométricos da esfera terrestre na localização absoluta
4.1. Distinguir localização relativa de localização absoluta, salientando as vantagens da localização absoluta.
4.2. Assinalar os elementos geométricos da esfera terrestre: eixo da Terra, polos, equador, meridianos e paralelos.
4.3. Distinguir círculo máximo de círculo menor.
4.4. Localizar os trópicos de câncer e de capricórnio e os círculos polares ártico e antártico.
5. Aplicar o conhecimento das coordenadas geográficas na localização de um lugar
5.1. Definir latitude e longitude.
5.2. Determinar a latitude e a longitude de um lugar, num mapa ou globo com rede cartográfica/geográfica.
Os conteúdos abordados no teste podem ser estudados através do manual (páginas32 a 37 e páginas 46 à 53); do caderno diário (definições, esquemas e exercícios) e dos powerpoints.
Para além do manual poderão rever a ficha n.º 3, 5 e 6 do caderno de atividades.
1.2. Definir escala.
1.3. Distinguir mapas com diferentes escalas com base na observação de diferentes tipos de representações cartográficas (planisférios, mapas corográficos, mapas topográficos, plantas), classificando-os em mapas de pequena e de grande escala.
1.4. Relacionar as diferentes escalas com o grau de pormenor e a área representada.
2. Aplicar o conhecimento de escalas no cálculo de distâncias reais
2.1. Converter escalas numéricas em gráficas e vice-versa.
2.2. Calcular a distância real a partir da distância no mapa.
3. Compreender a importância dos processos de orientação na localização relativa
3.1. Basear-se nos rumos da rosa-dos-ventos (pontos cardeais e colaterais) para a localização relativa dos lugares.
3.2. Identifica outros processos de Orientação: através do Sol, tendo por base o movimento diurno aparente do Sol, da Estrela Polar e Cruzeiro do Sul, da bússola e GPS.
4. Compreender a importância dos elementos geométricos da esfera terrestre na localização absoluta
4.1. Distinguir localização relativa de localização absoluta, salientando as vantagens da localização absoluta.
4.2. Assinalar os elementos geométricos da esfera terrestre: eixo da Terra, polos, equador, meridianos e paralelos.
4.3. Distinguir círculo máximo de círculo menor.
4.4. Localizar os trópicos de câncer e de capricórnio e os círculos polares ártico e antártico.
5. Aplicar o conhecimento das coordenadas geográficas na localização de um lugar
5.1. Definir latitude e longitude.
5.2. Determinar a latitude e a longitude de um lugar, num mapa ou globo com rede cartográfica/geográfica.
Os conteúdos abordados no teste podem ser estudados através do manual (páginas32 a 37 e páginas 46 à 53); do caderno diário (definições, esquemas e exercícios) e dos powerpoints.
Para além do manual poderão rever a ficha n.º 3, 5 e 6 do caderno de atividades.